CSFA 30 Setembro, 2019

Desafio Sénior reuniu mais de 400 participantes

A 6.ª edição do Desafio sénior realizou-se no dia 26 de setembro, no Parque de Jogos 1.º de Maio – Fundação Inatel, e contou com a participação de mais de 400 pessoas.

Os seniores da freguesia usufruíram de uma tarde particularmente feliz, pontuada por vários momentos de animação: um concerto de Ruben Portinha, uma exibição da VivanTuna (da Faculdade de Psicologia e Instituto de Educação da Universidade de Lisboa), uma atuação do Grupo Coral de Santa Clara e um momento de dança, proporcionado por uma aluna da escola BalletArte e por seniores de Alvalade.

Os presentes tiveram ainda a oportunidade de realizar diversos rastreios de saúde, proporcionados por entidades da freguesia, e de receber aconselhamento nesta área. Como tem acontecido nos anos anteriores, procurou-se também fazer deste evento um momento de encontro entre várias gerações: no Parque de Jogos 1.º de Maio estiveram várias crianças do Centro Paroquial São João de Brito.

Para o presidente da Junta de Freguesia de Alvalade, este é um momento muito relevante, através do qual se possibilita que os seniores “saiam de casa” e usufruam de um dia “no espaço público, a confraternizar, a divertirem-se”. José António Borges congratulou-se ainda com o facto de ter sido possível realizar este evento no Parque de Jogos 1.º de Maio, um local de excelência da freguesia.

Também presente esteve o presidente do conselho de administração da Fundação Inatel. Francisco Madelino lembrou que a entidade a que preside “tem na sua missão fundamental o lazer e o envelhecimento ativo” e elogiou o Desafio Sénior, por trazer as pessoas para o espaço público e lhes proporcionar momentos de diversão, mas também por envolver várias entidades das áreas da saúde e social.

Ao palco deste evento subiram ainda representantes da Santa Casa de Misericórdia de Lisboa, do Centro Paroquial São João de Brito, do Centro Social Paroquial Campo Grande, da Associação de Beneficência Casas de São Vicente de Paulo, da PSP (18.º Esquadra) e da Casa Pia de Lisboa (Centro António Aurélio da Costa Ferreira). A apresentação dos momentos musicais esteve a cargo da apresentadora Joana Cruz.

O Desafio Sénior foi organizado pelo Grupo Idade Maior da Comissão Social de Freguesia de Alvalade. Este grande evento, o qual se realiza uma vez por ano, contou com o apoio de um vasto conjunto de entidades: Fundação Inatel, Zona Óptica, Pingo Doce, Delta Cafés, Farmácia Zil, Clínica S. João Deus, Faculdade de Medicina Dentária, Unidade de Saúde Familiar do Parque, Museu Bordalo Pinheiro, Escola Superior de Enfermagem, Rodoviária de Lisboa, Associação Dom Maior e Flores Romeira Roma.