Comissão Social da Freguesia de Alvalade

Decorrente da reorganização administrativa das freguesias, e atendendo ao facto de o trabalho de parceria já ser uma realidade entre muitas instituições antes mesmo da criação da Comissão Social de Freguesia, foi realizado um encontro com as instituições da freguesia, a 27 de novembro de 2014.

Partindo da apresentação da Rede Social de Lisboa e da sua atividade, bem como dos instrumentos utilizados, as instituições reforçaram a necessidade da criação da Comissão Social de Freguesia de Alvalade.

A 14 de Janeiro de 2015, veio a nascer a Comissão Social de Freguesia de Alvalade (CSFA).

Os primeiros tempos foram de conhecimento e orientação do trabalho de parceria. Em março de 2015, realizou-se o 1º café-debate, no qual se fez um primeiro diagnóstico da freguesia, com análise dos seus pontos fortes e fracos, das ameaças e recursos existentes.

Desse momento, saíram seis Grupos de Trabalho, de acordo com aquelas que foram consideradas as grandes áreas de intervenção prioritárias e numa lógica de reforço de parcerias:

Grupo de Trabalho 1 – Cultura, Educação e Desporto;

Grupo de Trabalho 2 – Saúde (saúde mental, parentalidade);

Grupo de Trabalho 3 – Acessibilidade, Cidadania e Segurança (proteção civil, espaços públicos, violência, voluntariado, Diga não ao Desperdício);

Grupo de Trabalho 4 – Idade Maior (desafio sénior, prevenção e combate ao isolamento da pessoa idosa, envelhecimento ativo, intergeracionalidade);

Grupo de Trabalho 5 – Infância e Juventude (crianças e jovens, arte e serviço à comunidade, intergeracionalidade);

Grupo de Trabalho 6 – Direitos Humanos (empregabilidade, exclusão social, pobreza).

Decorridos três anos da constituição formal desses Grupos de Trabalho, sentiu-se a necessidade de dar um novo impulso à Comissão Social de Freguesia. A 12 de Abril de 2018, realizou-se o Encontro “Refletir para Inovar”, um café-debate que pretendeu servir de reflexão sobre o trabalho já desenvolvido e sobre o trabalho para o presente e para um futuro próximo.

Deste encontro, resultou a conclusão de que o caminho da Comissão Social passava pela reorganização em quatro grupos de trabalho:

Grupo de Trabalho 1 – Acessibilidades;

Grupo de Trabalho 2 – Saúde;

Grupo de Trabalho 3 – Infância e Juventude;

Grupo de Trabalho 4 – Idade Maior.

Paralelamente, neste encontro as entidades reiteraram a necessidade de criarem estratégias entre si, de forma a reforçar as parcerias.

Assim, surgiram duas ideias muito concretas:

• Roteiros (im)prováveis. Esta iniciativa tem como objetivo promover o conhecimento geral das instituições e das suas atividades;
  • Criação de uma plataforma de partilha de informação.

É nesta sequência que surge a criação do site da Comissão Social de Freguesia, o qual pretende ser um espaço de partilha de informação, que integre toda a atividade desenvolvida pelas diferentes entidades, por forma a facilitar uma comunicação efetiva entre todos.

São objetivos deste site:

• Desenvolver um sentimento de pertença e fomentar o envolvimento de todos;
  • Proporcionar um conhecimento mais aprofundado sobre as entidades parceiras que integram a CSFA;
  • Monitorizar e avaliar o desenvolvimento das ações conjuntas;
  • Criar um espaço de memória dos trabalhos, eventos e iniciativas realizados em conjunto;
  • Proporcionar um espaço de divulgação de projetos, ações de formação, workshops, etc.